sábado, 11 de fevereiro de 2012

Cantinho da Educação Infantil

Psicomotricidade

Vitor da Fonseca (1988) afirma que a "psicomotricidade" é atualmente concebida como a integração superior da motricidade, produto de uma relação inteligível entre a criança e o meio.

No entanto o que psicomotricidade?

"Na Educação Infantil, a criança busca experiências em seu próprio corpo, formando conceitos e organizando o esquema corporal. A abordagem da Psicomotricidade irá permitir a compreensão da forma como a criança toma consciência do seu corpo e das possibilidades de se expressar por meio desse corpo, localizando-se no tempo e no espaço. O movimento humano é construído em função de um objetivo. A partir de uma intenção como expressividade íntima, o movimento transforma-se em comportamento significante. É necessário que toda criança passe por todas as etapas em seu desenvolvimento.


O trabalho da educação psicomotora com as crianças deve prever a formação de base indispensável em seu desenvolvimento motor, afetivo e psicológico, dando oportunidade para que por meio de jogos, de atividades lúdicas, se conscientize sobre seu corpo. Através da recreação a criança desenvolve suas aptidões perceptivas como meio de ajustamento do comportamento psicomotor.Para que a criança desenvolva o controle mental de sua expressão motora, a recreação deve realizar atividades considerando seus níveis de maturação biológica. A recreação dirigida proporciona a aprendizagem das crianças em várias atividades esportivas que ajudam na conservação da saúde física, mental e no equilíbrio sócio-afetivo."



Venha cantar comigo!


Todos sabemos que toda criança precisa ter um tempo livre para brincar e se distrair, uma boa opção são as aulas de música: canto, piano ,violino, violão, entre outros.
A música atualmente, é uma ótima atividade lúdica, que auxilia a criança em seu processo de aprendizagem.
Com ela, a criança trabalha a concentração, a audição, o raciocínio, a criatividade e além de despertar as emoções, é uma boa opção para pais que trabalham muito.



   FARIA (2001, p. 24), “A música como sempre esteve presente na vida
dos seres humanos, ela também sempre está presente na escola para dar vida ao
ambiente escolar e favorecer a socialização dos alunos, além de despertar neles o
senso de criação e recreação”.



Vamos tocar e cantar bastante!